A decisão de acabar com a paralisação, coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), foi motivada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou a ilegalidade do movimento grevista.
A retomada das aulas nas escolas da rede estadual deve ocorrer a partir de hoje. Uma das escolas já confirmada para retomar suas atividades hoje é o Liceu Maranhense, em São Luís. Na maioria das escolas dos municípios que formam as Unidades Regionais de Educação (UREs) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as aulas já ocorrem normalmente. A greve já durava 40 dias.A decisão de acabar com a paralisação, coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), foi motivada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que confirmou, no dia 5, a ilegalidade do movimento grevista.
O STF ratificou a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que considerou ilegal a greve de professores da rede estadual de ensino e determinou a multa diária de R$ 50 mil, caso a decisão não fosse cumprida pelo sindicato. Na mesma decisão, o TJ determinou o desconto dos dias parados dos professores que permanecerem fora da sala de aula.
As Unidades Regionais de Educação informaram à Seduc que na maioria dos municípios, a exemplo de Açailândia, Presidente Dutra, Capinzal do Norte, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha, Joselândia, as escolas já estão funcionando normalmente.